Cidades

Cobrança do Maricá Rotativo começará em 10 dias

Projeto está em fase educativa desde junho e inicia para valer no dia 15. Foto: Ibici Silva

Moradores e motoristas que circulam por Maricá devem ficar atentos, pois a cobrança do estacionamento rotativo no Centro da cidade será iniciada em 10 dias (15 de julho). Nesta quinta-feira (4) o projeto completou um mês na fase educativa – com sinalização, mas sem emissão de multas, sem cobrança de taxas e com os agentes nas ruas orientando a população sobre seu funcionamento. 

A Prefeitura informou que o aplicativo já está disponível para download nas lojas virtuais e os tickets também podem ser comprados em mais de 60 pontos distribuídos em diversos estabelecimentos como restaurantes, farmácias, bancas, entre outros comércios. O tempo de tolerância para a aquisição dos tíquetes será de 15 minutos. 

O estacionamento rotativo será gerenciado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), com o apoio da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito. No sistema, motoristas com placa do município terão desconto de 20% e pagarão o valor de R$ 2 para estacionarem seus carros nas principais vias do centro, válidos no período de duas horas e podendo ser prorrogado por mais duas horas. Para os condutores que possuem placas de outras cidades, a cobrança será no valor de R$ 2,50 para permanecerem o mesmo tempo, também prolongado por igual período.  

A população demonstrou estar pronta para o início da cobrança na manhã desta sexta-feira (5). É o caso da moradora da cidade Tânia Barros, que relatou ter sido muito bem informada pelos agentes da Prefeitura. 

“Estão há bastante tempo entregando panfletos e explicando como vai funcionar, não posso me queixar”, afirmou. 

Segundo o comerciante Marcelo Silva é tendência de toda cidade grande ter essa cobrança, mas é importante saber onde serão investidos esses recursos. 

“O ideal é que seja investido em melhoria de pavimentação, educação no trânsito e coisas ligadas a mobilidade urbana”, disse. 

Além dos agentes, o Maricá Rotativo terá o apoio de carros de monitoramento munidos de câmeras e leitores de placas que mandarão as informações coletadas diretamente para a central. Após a área do Centro, o sistema entrará em operação nas orlas dos bairros de Itaipuaçu e Barra de Maricá. Porém, o período de estacionamento será de 4h renovável por mais 4h.  

< Entrega da revitalização do Complexo Esportivo do Barreto já está marcada Centro LGBTI de SG celebra bons frutos em um ano de existência <